You are here

EA975 - Implementação e Testes

Objetivos

Nesta aula, os objetivos a serem atingidos são os seguintes:
- Desenvolver a implementação do primeiro protótipo do projeto e sua documentação
- Realizar um conjunto de testes com esse protótipo
- Geração de um pequeno Manual do Usuário para o sistema

Atividades

Para as atividades a seguir, considere o capítulo 19 - "Implementação e Testes no Processo Unificado", do livro Engenharia de Software: Uma Visão Prática, que descreve em detalhes as atividades das fases de implementação e testes, de acordo com o processo Unificado.

ATIVIDADE 1: Inicie a atividade da Planejamento da Implementação - Diagramas de Componentes. Nesta fase, crie os "Diagramas de Constituição de Componentes", mapeando as classes definidas no design em componentes a serem implementados. Em seguida, crie o "Diagrama de Dependências Externas", mostrando como os diferentes componentes implementados possuem dependências de componentes externos. 

ATIVIDADE 2: Inicie a atividade da Planejamento da Implementação - Diagrama de Deployment. Nessa atividade, refine o diagrama de deployment desenvolvido durante o design, substituindo os nomes genéricos dos componentes a serem desenvolvidos, pelos nomes reais que irão ser implementados.

ATIVIDADE 3: Inicie a atividade de Distribuição de Componentes para Implementação. Nesta atividade, distribua os diferentes componentes definidos nos diagramas anteriores entre os membros da equipe de desenvolvimento.

ATIVIDADE 4: Inicie a atividade de Implementação de Componentes. Para esta atividade, o código-fonte das classes deve ser gerado. Para a implementação do esqueleto das classes, utilize os diagramas de classe oriundos do design. Para a implementação do código dos métodos, utilize os diagramas de comunicação e os contratos desenvolvidos no design. Caso novas classes sejam necessárias, as mesmas devem ser incluídas nos diagramas de Constituição de Componentes.

ATIVIDADE 5: Inicie a atividade de Realização do Teste de Unidade do Componente. As classes implementadas na atividade 4 devem todas ser testadas. Deve-se utilizar os contratos das classes para testá-las. Caso uma classe demande outra classe desenvolvida para funcionar, deve-se construir um Stub para simular esta outra classe. Da mesma forma, para testar diferentes parâmetros sendo passados para os métodos das classes, deve-se desenvolver uma classe Driver que sequencie os testes a partir de um arquivo de configuração. Os erros encontrados devem ser corrigidos.

ATIVIDADE 6: Inicie a atividade de Integração do Sistema. As classes implementadas e com seu teste de unidade desenvolvido devem ser compiladas, gerando um build final do sistema para a etapa de testes. Caso o sistema não esteja compilando, devem ser implementadas correções para que o código compile.

ATIVIDADE 7: Inicie a atividade de Geração do Plano de Testes. Devem ser definidos quais testes serão realizados, dentre testes de integração, testes de sistema e testes de regressão. Pelo menos os testes funcionais devem ser selecionados. Defina os responsáveis pelos testes, dividindo-os pelos casos de uso.

ATIVIDADE 8: Inicie a atividade de Design dos Testes. Nesta atividade, geraremos os os procedimentos de teste para os testes escolhidos no plano de teste. Para cada caso de uso alocado a você, modifique seu diagrama de atividades desenvolvido na fase de especificação, inserindo um número para cada ação do usuário. Em seguida, defina um certo número de cenários que serão testados. Gere também um conjunto de procedimentos de teste para os demais testes definidos durante a geração do plano de testes.

ATIVIDADE 9: Inicie a atividade de Implementação e Execução de Componentes de Testes. Caso algum procedimento de teste demande, desenvolva um componente de teste para o teste em questão.

ATIVIDADE 10: Inicie a atividade de Realização de Teste de Integração. Execute os testes de integração alocados a você.

ATIVIDADE 11: Inicie a atividade de Realização de Teste de Sistema. Execute os testes de sistema alocados a você.

ATIVIDADE 12: Inicie a atividade de Avaliação de Testes. Recolha os resultados dos testes nas atividade 9 a 11, e elabore alguma métrica de avaliação para os testes realizados. Crie uma seção na documentação para comentar sobre a avaliação dos testes.

ATIVIDADE 13: Inicie a atividade de Geração de Manual do Usuário. Gere um pequeno manual de utilização do software, indicando ao usuário como utilizar o sistema.

RESULTADO ESPERADO: Os artefatos de software esperados ao final dessa etapa são os seguintes:

Na documentação do sistema:

  • Diagramas de Componentes: Diagramas de Constituição de Componentes e Diagrama de Dependência Externa. 
  • Diagrama de Distribuição com os componentes executáveis e bibliotecas de funções devidamente nominados e posicionados
  • Lista de Mapeamento entre Classes e Arquivos de Código-fonte
  • Plano de Testes para o sistema
  • Lista de Procedimentos de Teste
  • Avaliação dos Testes

Anexos:

  • Arquivos de código-fonte para o primeiro build do sistema (não devem constar na documentação do sistema, mas sim anexados em arquivo em separado, de forma zipada)
  • Arquivos de código executáveis, um para cada executável do sistema (também anexos de forma separada)
  • Manual do Usuário

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer