You are here

EA975 - Modelagem de Domínio

Objetivos

Nesta aula, os objetivos a serem atingidos são os seguintes:
- Primeiras Experiências com Diagramas de Classe UML
- Desenvolvimento da Modelagem de Domínio

Atividades

Nesta aula realizaremos a assim chamada Análise de Domínio, durante a qual desenvolveremos o Modelo Conceitual de Domínio. Neste modelo, desenvolvemos um modelo do domínio da aplicação em questão, para levantar e modelar  os principais termos necessários para descrever este domínio, bem como suas inter-relações.

ATIVIDADE 1: Leia o capítulo 15 - "O Modelo Conceitual de Domínio" do livro Engenharia de Software: Uma Visão Prática. Ocupe no máximo 30 minutos com essa leitura.

ATIVIDADE 2: Inicie o desenvolvimento do diagrama de classes referente ao modelo conceitual do domínio para o projeto-exercício, seguindo o balizamento descrito no capítulo 15 do livro. Reserve para isso um tempo aproximado de 60 minutos (para tentar sozinho). Nos 30 minutos subsequentes, interaja com outros colegas que já tenham consolidado seu modelo, de forma a partilhar os resultados obtidos, complementando ou adaptando seu modelo com as contribuições de todos, em brainstorm. Esse tempo de desenvolvimento individual, antes do brainstorm é importante, pois permite que o modelo posterior integre diferentes abordagens do modelo conceitual, diante da integração/comparação de diferentes propostas.

RESULTADO ESPERADO: Após o final da atividade, deve ser gerado o modelo conceitual do domínio.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer