You are here

EA975 - Especificação de Requisitos

Objetivos

Nesta aula, os objetivos a serem atingidos são os seguintes:
- Desenvolvimento da Especificação dos Requisitos

Atividades

Neste laboratório, que será dividido em 2 aulas, desenvolveremos as atividades de especificação de requisitos. Ao final das atividades, teremos portanto um primeiro release da especificação de requisitos. Após o final das atividades, vocês devem mostrar a documentação para o professor para que este possa fazer uma avaliação do release e dar uma realimentação quanto aos erros/acertos perpetrados.

ATIVIDADE 1: Faça a leitura do capítulo 16 - "Especificação de Requisitos", do livro Engenharia de Software: Uma Visão Prática. Utilize no máximo 20 minutos para essa atividade.

ATIVIDADE 2: Inicie a primeira atividade da especificação dos requisitos que é a Geração do Diagrama de Casos de Uso. Para tanto comece individualmente o desenvolvimento do diagrama de casos de uso. Esse diagrama não precisa estar completo, pois será refinado nas atividades seguintes. O mais importante aqui é a descoberta de novos casos de uso, e não sua organização no diagrama. Utilize para esta finalidade no máximo 30 minutos. Encerrando-se o tempo, encerre sua atividade imediatamente, pois a atividade a seguir exige a presença de todos. Você pode contribuir depois durante a consolidação, completando o que ficou faltando.

ATIVIDADE 3: Reuna-se agora em grupo e efetue a Consolidação dos Casos de Uso. Nessa consolidação, devem-se agregar as contribuições de todos os membros da equipe. Utilize no máximo 20 minutos para essa atividade.

ATIVIDADE 4: Ainda em grupo, efetuem a Priorização dos Casos de Uso. Nessa priorização, serão determinados quais os casos de uso que serão detalhados na atividade a seguir, e a atribuição de 2 a 3 casos de uso para cada membro da equipe, que serão desenvolvidos na sequência. Deve-se utilizar no máximo 10 minutos para essa atividade.

ATIVIDADE 5: Para esta atividade, o Detalhamento de Casos de Uso por meio de Diagramas de Atividades, levando-se em conta a priorização da atividade anterior, você deve voltar a trabalhar individualmente, nos casos de uso que lhe foram atribuídos e desenvolver um  diagrama de atividades para cada um deles. Essa atividade deve ser executada de maneira concomitante com a atividade 6 a seguir. As duas atividades, em conjunto, provavelmente ocuparão por volta de 2 horas no total, considerando-se as 2 aulas. Desta forma, inicie esta atividade ainda na primeira aula, gastando cerca de 40 minutos desta, e as demais 1:20 na segunda aula. É importante que todos encerrem as atividades simultaneamente, pois a atividade 7 que vem na sequẽncia demanda a presença de todos.

ATIVIDADE 6: Nesta atividade, a Prototipação da Interface com o Usuário, deve-se gerar um protótipo rudimentar e preliminar para a interface com o usuário. Esta atividade deve ser realizada de maneira concomitante com a atividade 5 acima. Esse protótipo deve ser feito com papel e lápis, para ganhar tempo.

ATIVIDADE 7: Nesta última atividade, a Estruturação do Modelo de Casos de Uso, após o detalhamento dos casos de uso para a iteração, o diagrama de casos de uso será então refinado e depurado, por meio da inclusão das relações de extensão, inclusão e generalização, concluindo essa primeira etapa do primeiro ciclo. Você deve se reunir em grupo novamente, e cada um dos membros deve apresentar para os demais seus diagramas de atividades e interfaces com o usuário e explicar a lógica de sua construção. Durante essa apresentação, os eventuais erros que possam aparecer devem ser consertados, e as re-estruturações nos casos de uso necessárias devem ser implementadas. Deve-se utilizar no máximo 40 minutos para essa atividade.

RESULTADO ESPERADO: Após o final de todas as atividades, deve ser gerado o primeiro release do documento de especificação de requisitos, Esse release deve ser apresentado ao professor, nas condicões previamente definidas, para avaliação e realimentação quanto à documentação produzida. O release será comentado e eventualmente modificações serão sugeridas.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer