You are here

EA975 - Análise

Objetivos

Neste laboratório, os objetivos a serem atingidos são os seguintes:
- Desenvolvimento das atividades referentes à fase de análise

Atividades

Neste laboratório, que se desenvolverá por 2 aulas, realizaremos o desenvolvimento das atividades relacionadas à fase de análise. Após o desenvolvimento das atividades, solicite a presença do professor para avaliação/realimentação dos diagramas desenvolvidos.
 

ATIVIDADE 1: Leia o capítulo 17 - "A Fase de Análise" do livro Engenharia de Software, Uma Visão Prática, que apresenta a sequência de atividades da fase de análise. Verifique o tempo previsto para cada uma das atividades a seguir, e tente seguir de maneira estrita esse cronograma, de forma que as atividades em grupo não sejam prejudicadas. Dessa forma, dedique não mais do que 20 minutos para essa leitura e passe à atividade 2 a seguir, que deve ser desenvolvida em grupo.

ATIVIDADE 2: Inicie a atividade da discussão inicial da arquitetura de análise. Reunindo-se em grupo, varram a documentação da especificação, identificando as classes do tipo boundary e inserindo-as em um diagrama de classes. Em seguida, deliberem sobre as potenciais classes do tipo control que podem ser úteis, bem como classes do tipo entity extraídas do modelo conceitual de domínio e acrescentem-nas. Caso o número de classes comece a crescer muito, organizem as classes em pacotes, criando sub-diagramas de classe para cada pacote. Façam uma cópia do arquivo com a arquitetura inicial de análise e distribuam para cada membro da equipe. O tempo previsto para essa atividade não deve ser maior do que 30 minutos.

ATIVIDADE 3: Procedam ainda em grupo ao levantamento dos requisitos especiais. Discutam em grupo quais os possíveis requisitos especiais para o projeto e criem uma lista com eles. O tempo previsto para essa atividade não deve ser maior do que 10 minutos.

ATIVIDADE 4: Ainda em grupo, façam a distribuição dos casos de uso entre os diferentes componentes da equipe. Os casos de uso a serem trabalhados por cada membro da equipe devem ser necessariamente diferentes dos casos de uso trabalhados durante a especificação. Cada membro da equipe deve então analisar os casos de uso que recebeu, e caso haja dúvidas, saná-las com o responsável pelo caso de uso durante a especificação. Caso hajam erros na especificação desses casos de uso, os mesmos devem ser corrigidos. O tempo previsto para essa atividade, incluindo-se a correção dos erros dos casos de uso da especificação não deve ser maior do que 30 minutos.

ATIVIDADE 5: Para cada um dos casos de uso atribuídos a você, proceda ao desenvolvimento dos diagramas de interação que implementam a realização dos casos de uso. Esta atividade tem um tempo previsto total de 60 minutos. Desta forma, você deve iniciar essa atividade ainda na primeira aula, gastando nesta aula 30 minutos, e recomeçar novamente nesta ativididade no início da aula que vem. Essa atividade é realizada de maneira concomitante com a atividade 6 a seguir.

ATIVIDADE 6: De modo concomitante à atividade 5 acima, realize o desenvolvimento dos diagramas de classes para a realização dos casos de uso. Assim, para cada objeto utilizado nos diagramas de interação, deve-se inserir esse objeto em algum lugar na hierarquia de classes da arquitetura inicial de análise do sistema. Essa atividade deve ser realizada dentro do limite de 60 minutos (30 minutos na primeira aula + 30 minutos na 2a. aula) da atividade 5.

ATIVIDADE 7: Para cada uma das classes de análise levantadas pela atividade 2, deve-se agora proceder à atividade de elaboração dos contratos das classes. A análise de classe se dará por meio da geração dos contratos relacionados com as diferentes mensagens enviadas à classe, de acordo com os diagramas de interação levantados na atividade 5. O tempo previsto para essa atividade é de 45 minutos.

ATIVIDADE 8: Por fim, deve-se proceder à fase de integração da arquitetura, para fechar o modelo de análise. Nesta atividade, os participantes devem se reunir novamente em equipe para promover a integração da arquitetura de análise. Os diagramas de classes  oriundos das contribuições individuais de cada participante devem ser incorporados à arquitetura do sistema, levando-se em consideração os nomes das classes e suas competências. Os diagramas de interação devem ser corrigidos para expressar qualquer mudança nos nomes das classes, de tal forma que fiquem compatíveis com as classes definidas na arquitetura. O tempo previsto para essa atividade é de 45 minutos.

RESULTADO ESPERADO: Ao final de todas as atividades, os seguintes artefatos devem resultar disponíveis:

  • Arquitetura do Sistema - composta por um diagrama de classes estruturado em diversos sub-diagramas
  • Diagramas de Interação - Realização dos Casos de Uso
  • Contratos - agrupados para cada classe da arquitetura
  • Lista de Requisitos Especiais

CRONOGRAMA:

  • Leitura e Planejamento (20 min)
  • Discussão inicial da arquitetura de análise (30 min)
  • Levantamento dos requisitos especiais (10 min)
  • Distribuição dos casos de uso (30 min)
  • Desenvolvimento dos diagramas de interação (60 min)
  • Desenvolvimento dos diagramas de classes
  • Elaboração dos contratos das classes (45 min)
  • Integração da arquitetura (45 min)

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer