You are here
IA006 - Tópicos em Sistemas Inteligentes II
Tópico: Laboratório de Arquiteturas Cognitivas
Professor Responsável
Ementa
- Neste curso, desenvolveremos um laboratório introdutório sobre o uso de arquiteturas cognitivas aplicadas ao controle de criaturas artificiais. Arquiteturas cognitivas são arquiteturas computacionais de uso geral que provêm a infra-estrutura básica para a construção de “mentes artificiais” para agentes, sejam estes agentes físicos, tais como robôs ou veículos autônomos ou virtuais, tais como “players” em jogos de computador. Essas arquiteturas utilizam-se de modelos cognitivos da mente humana, de forma a implementar versões computacionais de habilidades cognitivas, tais como percepção, emoções, memória, tomada de decisão, comportamento reativo e deliberativo, motivações, e em alguns casos até mesmo consciência e emergência de linguagem. Neste laboratório, desenvolveremos experimentos utilizando as linguagens Java e C# utilizando algumas das mais populares arquiteturas cognitivas: SOAR, Clarion e LIDA, desenvolvendo pequenos experimentos que ilustram o funcionamento destas arquiteturas para a construção de mentes artificiais para o controle de agentes inteligentes..
Bibliografia
- FRANKLIN, S. (1997) Artificial Minds - Bradford Books, The MIT Press, Cambridge, MA, London, England
- LAIRD, J.E. (2012) The Soar Cognitive Architecture - The MIT Press, Cambridge, MA
- SUN, R. (2003) A Tutorial on Clarion 5.0 - Technical Report
- FRANKLIN, S.;MADL, T.; D'MELLO, S. - LIDA: A systems-level architecture for cognition, emotion, and learning - IEEE Transactions on Autonomous Mental Development, 2014
- Artigos e Capítulos de Livros Selecionados da Literatura
Material de Apoio
Notas
Critério de Avaliação
- Em cada aula, uma série de atividades devem ser realizadas. Ao final das atividades, cada aluno deve fazer o upload dos programas desenvolvidos no web-site da disciplina, em sua página de apresentação. Após feito o upload, o aluno deve enviar um e-mail ao professor indicando a conclusão da atividade. As seguintes notas podem ser atribuídas às atividades:
- A = 3 pontos: atividade concluída com total sucesso
- B = 2 pontos: atividade concluída com sucesso parcial, ou entregue com até 1 semana de atraso.
- C = 1 ponto: atividade concluída com algumas deficiências, ou entregue com até 2 semanas de atraso
- D = 0 pontos: atividade não concluída ou entregue após 2 semanas do prazo.
- O prazo para a conclusão das atividades de uma aula é até o início da próxima aula
- Ao final do semestre, será feita uma média de pontos obtidos em cada atividade, e a nota final será atribuída conforme a seguinte distribuição:
- A = [3,2.5), B = [2.5,1.5) , C = [1.5,0.5), D = [0.5,0]
Apresentação das Atividades
Links de Interesse
Alguns Vídeos que podem ser Interessantes