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Relatório da Aula 01 (01/03/2013) Introdução

Relatório da Aula 1


Atividade 1: Contato com o Web-site da disciplina
  • [CONCLUÍDO]   
Atividade 2: Uso e Gerenciamento da Página de Relatórios
Atividade 3: Download e Compilação do Código do WorldServer3D
  • WorldServer3D (Java Web Start):

  • [CONCLUÍDO]
Atividade 4: Geração de um Controlador Manual para o Ambiente Virtual
  • WorldClient (Java Web Start):

  • [CONCLUÍDO]

World Client - Agent Controller - Marionette Stage

O programa WorldClient é um controlador manual de criaturas virtuais no ambiente WorldServer3D.

Funcionalidades

  • Conexão com o servidor WorldServer3D;
  • Localização de criaturas no mundo virtual;
  • Navegação via teclado;
  • Controle do nível de combustível.

Operação

O programa executa automaticamente os seguintes passos durante a inicialização:

  1. Conexão com o WorldServer em execução no host local;
  2. Criação de uma criatura virtual para o controle manual;
  3. Recarga do nível de combustível.

A partir deste instante, se os passos acima foram executados com sucesso, é possível controlar a criatura a partir do teclado. Caso ocorram falhas durante a execução de qualquer um desses passos, são permitidas novas tentativas de execução por parte do usuário.

As teclas estão associadas às ações que deverão ser executadas pela criatura conforme descrito a seguir:

  • Seta para cima: Traciona as rodas da criatura de modo a movimentá-la para frente;
  • Seta para baixo: Traciona as rodas da criatura de modo a movimentá-la para trás;
  • Seta para esquerda: Vira a criatura para a esquerda;
  • Seta para direita: Vira a criatura para a direita.

A recarga de combustível é realizada automaticamente assim que o nível mímino for atingido (zero).

Estágio Marionete

O estágio Marionete é uma metáfora para representar o estágio atual do controle da criatura no mundo virtual. Nesta aula, foi implementado um mecanismo de controle baseado na intervenção direta de um operador externo. O conteúdo das aulas seguintes fornecerão subsídios para a criação de mecanismos mais sofisticados de controle de agentes baseados em arquiteturas cognitivas que serão exploradas no curso. Desta forma, novos estágios serão implementados futuramente evidenciando a evolução das criaturas. O objetivo é a autonomia de percepção e atuação sobre o mundo com um comportamento que possa ser considerado inteligente.

Figura 1 - Tela principal do WorldClient. WorldClient Screenshot

Código-Fonte

Download do código-fonte do WorldClient (Netbeans 7.3 / JDK 7)

Arquivos do código-fonte

WorldClient
└── worldclient
    ├── Main.java
    ├── app
    │   ├── WorldClientApp.java
    │   ├── WorldServerConnection.java
    │   └── WorldServerProtocol.java
    ├── controller
    │   └── WorldClientController.java
    ├── helper
    │   └── WorldClientKeyDispatcher.java
    ├── model
    │   ├── Creature.java
    │   ├── WorldClientModel.java
    │   ├── WorldClientState.java
    │   └── WorldServer.java
    ├── observer
    │   └── WorldServerObserver.java
    ├── util
    │   ├── Constants.java
    │   └── Resources.java
    └── view
        ├── WorldClientView.form
        └── WorldClientView.java

 

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