You are here

a) Aula 1 - Introdução

Relatório 1 - Introdução.

 

Conteúdo:

Exercício 1: Contato com o Web-site da disciplina.

Conforme proposto, o Web-Site da disciplina IA006,Tópicos em Sistemas Inteligentes II, foi visitado.

Identifiquei a organização das páginas, bem como das aulas e atividades.

A página "Apresentação de Atividades" disponibiliza espaço para cada aluno elaborar seus relatórios e fazer upload de atividades.

 

Exercício 2: Uso e Gerenciamento da página de relatórios.

Criação de nova página com o link na original: NOVA PÁGINA

Foi feito o upload do artigo "Extending the Soar Cognitive Architecture" em pdf (http://ai.eecs.umich.edu/people/laird/papers/Laird-GAIC.pdf).

Laird-GAIC.pdf

Exercício 3: Download do Código do Ambiente Virtual WorldServer3D e sua compilação no Netbeans.

Foi feito o download do software "WorldServer3D" e a abertura do projeto no Netbeans.

Passei algum tempo conhecendo o código e sua estrutura.

O projeto foi compilado e o build gerou um arquivo "WorldServer3D.jar"

Não foi possível fazer o upload do arquivo "WorldServer.jar" - esta falha aconteceu para todos os participantes, provável falta de espaço.

Hoje, 06/03, foi possível fazer o upload do WorldServer3D.jar

 

Exercício 4: Geração de um Controlador Manual para o Ambiente Virtual.

A aplicação de Controle foi desenvolvida.

O projeto, com código fonte, pode ser encontrado no link: Proj. Aula1-Controle-RA980125

O WS3D pode ser executado aqui:  WS3D.jnlp

A pubicação em WebStart pode ser encontrada no link:Proj. Aula1 Controle.jnlp

A interface ficou desta forma:

Figura: Interface de Controle Desenvolvida para o WorldServer3D.

 

Observações e Conclusões:

A estrutura do Web Site da disciplina é lógica, bem organizada e amigável. Não houve dificuldade no gerenciamento da página de relatórios, diagramação de textos, links, etc. O World Server parece ser uma ferramenta realmente importante e flexível para simulação de ambientes e testes de arquiteturas inteligentes. O funcionamento das câmeras e outros artefatos me interessaram bastante e despertaram o interesse.

Obs: A interface de integração com o World Server 3D é feita através de sockets, apresentando uma forte dependência com o código original, exigindo que o desenvolvedor da interface conheça o código da classe main do World Server. Isto se traduz em um forte acoplamento, principalmente na fase de desenvolvimento. Com certeza o ambiente World Server 3D ganharia em flexibilidade ao publicar uma interface RPC, seja RMI ou SOAP. Facilitaria muito para interessados em fazer a integração com outras arquiteturas.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer