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Aula 1 - Introdução

Atividade 1: Contato com o Web-site da disciplina [OK]


Atividade 2: Uso e Gerenciamento da Página de Relatórios

Nesta atividade, as seguintes tarefas foram realizadas:

  • Criação de uma nova página a partir da página principal. [OK]
  • Criação de um link a partir da página principal, para a nova página criada  [OK]
  • Upload de um arquivo genérico para o servidor de arquivos do sistema [OK]
    • Completo através do "File Browser".
  • Criação de um link para o arquivo objeto do upload [OK]
    • Aqui está o link para o arquivo (LINK)

Atividade 3: Download e Compilação do Código do WorldServer3D

Nesta atividade, fizemos o download do código Java do WorldServer3D, também sua compilação e execução local através do Netbeans. (screenshot) O código fonte foi pego dos recursos computacionais, através deste link.

Também através do Netbeans, geramos um código executável, utilizando o serviço Java WebStart e o disponibilizamos aqui no site da disciplina. Para testar sua funcionalidade, podemos acessar este endereço.

Foi necessário ajustar o endereço do código base no projeto Netbeans para o meu espaço de arquivos de aluno, além disso também foi necessario configurar o java para permitir a execução de aplicações auto-assinadas, já que a aplicação é assinada por uma chave gerada por mim também para evitar que o Netbeans gere chaves novas a cada build.

Atividade 4: Geração de um Controlador Manual para o Ambiente Virtual

Nesta atividade foi gerado um controlador manual para uma criatura no ambiente virtual. Para que a comunicação entre o controlador (cliente) e o ambiente virtual (servidor) fosse possível, utilizamos o WS3DProxyum código baseado em sockets a fim de simplificar a implementação desta tarefa,   disponibilizado nos recursos computacionais da disciplina.

O cliente desenvolvido se conecta ao servidor através do código do proxy, utilizando a configuração padrão de servidor e porta. Assim que a conexão é estabelecida, o ambiente virtual é configurado, resetado e uma criatura é criada no centro do ambiente. Esta criatura pode ser então controlada através do acionamento dos botões Go Forward, Rotate Left, Go Backward e Rotate Right, que realizam respectivamente as funções "Andar para frente, Rotacionar a esquerda, Andar para trás e Rotacionar a direita".

O código do cliente está diponível aqui: LINK .

Ele é composto por uma classe MainView, resposável por uma UI Simples com botões que identificam os comandos e da classe ManualController.java, que contem a comunicação com o Proxy e os comandos de controle do motor da criatura para sua moviventação conforme as teclas pressionadas.

O executável do controlador manual pode ser acessado aqui, LINK, e utilizado em conjunto com o WorldServer3D da Atividade 3 (LINK).

 

 

 

 

 

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