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IA941 - Laboratório de Arquiteturas Cognitivas

Professor Responsável

Ementa

  • Neste curso, desenvolveremos um laboratório introdutório sobre o uso de arquiteturas cognitivas aplicadas ao controle de criaturas artificiais. Arquiteturas cognitivas são arquiteturas computacionais de uso geral que provêm a infra-estrutura básica para a construção de “mentes artificiais” para agentes, sejam estes agentes físicos, tais como robôs ou veículos autônomos ou virtuais, tais como “players” em jogos de computador. Essas arquiteturas utilizam-se de modelos cognitivos da mente humana, de forma a implementar versões computacionais de habilidades cognitivas, tais como percepção, emoções, memória, tomada de decisão, comportamento reativo e deliberativo, motivações, e em alguns casos até mesmo consciência e emergência de linguagem. Neste laboratório, desenvolveremos experimentos utilizando as linguagens Java e C# utilizando algumas das mais populares arquiteturas cognitivas: SOAR, Clarion e LIDA, desenvolvendo pequenos experimentos que ilustram o funcionamento destas arquiteturas para a construção de mentes artificiais para o controle de agentes inteligentes..

Bibliografia

Aulas do Curso

AulaAtividade
07/03Aula 1 - Introdução (avaliação - fazer relatório)
14/03Aula 2 - SOAR: Tutorial 1
21/03Aula 3 - SOAR: Tutorial 2
28/03Aula 4 - SOAR: Tutorial 3
04/04Aula 5 - SOAR: Tutoriais 4 e 5
11/04Aula 6 - SOAR: Controlando o WorldServer3D (avaliação - fazer relatório)
18/04Aula 7 - Clarion 1
25/04Aula 8 - Clarion 2
02/05Aula 9 - Clarion: Controlando o WorldServer3D
09/05Aula 10 - Clarion: Controlando o WorldServer3D  (avaliação - fazer relatório)
16/05Aula 11 - LIDA 1: Entendendo a Arquitetura
23/05Aula 12 - LIDA 2: Exemplos de Implementação Prática
30/05Aula 13 - LIDA: Controlando o WorldServer3D (avaliação - fazer relatório)
06/06Aula 14 - CST: Controlando o WorldServer3D
13/06Aula 15 - CST: Controlando o WorldServer3D (avaliação - fazer relatório)
20/06Não haverá aulas
27/06Não haverá aulas
04/07Não haverá aulas
11/07Não haverá aulas

Recursos Computacionais

  • Código-fonte do WorldServer3D
  • Código-fonte do WS3DProxy, um toolkit de acesso ao WorldServer3D para facilitar seu acesso ao Mundo Virtual diretamente em Java. O uso desse proxy não é necessário para acessar o WorldServer3D, mas pode lhe facilitar muito a vida.
  • Código-fonte do WS3DApp, uma aplicação para o controle do WorldServer3D utilizando o CST.
  • Backup do Soar Tutorial 64-bit Linux versão 9.4.0

Notas

  • Clique aqui para acessar as notas

Critério de Avaliação

  • Em cada aula, uma série de atividades devem ser realizadas. Ao final das atividades, cada aluno deve fazer o upload dos programas desenvolvidos no web-site da disciplina, em sua página de apresentação. Após feito o upload, o aluno deve enviar um e-mail ao professor indicando a conclusão da atividade. As seguintes notas podem ser atribuídas às atividades:
    • A = 3 pontos: atividade concluída com total sucesso
    • B = 2 pontos: atividade concluída com sucesso parcial, ou entregue com até 1 semana de atraso.
    • C = 1 ponto: atividade concluída com algumas deficiências, ou entregue com até 2 semanas de atraso
    • D = 0 pontos: atividade não concluída ou entregue após 2 semanas do prazo.
  • O prazo para a conclusão das atividades de uma aula é até o início da próxima aula
  • Ao final do semestre, será feita uma média de pontos obtidos em cada atividade, e a nota final será atribuída conforme a seguinte distribuição:
  • A = [3,2.5), B = [2.5,1.5) , C = [1.5,0.5), D = [0.5,0]

Links de Interesse

Alguns Vídeos que podem ser Interessantes

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