Na aula de hoje, desenvolveremos o Tutorial 2 do Soar. Particularmente, utilizaremos o Soar para controlar o comportamento de criaturas artificiais bem simples, os assim chamados "Eaters" em um jogo do tipo Pacman. Para tanto, utilizaremos o mecanismo de estados e operadores do Soar para diagnosticar o estado de cada Eater, propor diferentes tipos de ações a cada instante e mostrar como o Soar faz para interfacear com o jogo, para controlá-lo de fato.
Execute os passos para inicializar o jogo Eaters, conforme consta no Tutorial 2 do Soar, e crie uma criatura com as regras move-to-food.soar. Execute o programa e explique o que acontece quando o programa é executado. Clique em Reset, e execute agora o programa passo a passo, para entendê-lo melhor. Clone o agente, e refaça a simulação. Edite o programa move-to-food.soar com o Visual Soar e tente entender sua lógica. Como o estado atual da criatura é considerado nas regras ? Como a decisão de ação escolhida é aplicada de fato ao jogo ? Como esse conjunto de regras escolhe a direção para a qual a criatura deve se mover ? Para que serve a regra apply*move-to-food*remove-move ? O que aconteceria se ela não existisse ? Quais são as limitações desse programa ? O que seria necessário fazer para que ele não ficasse paralizado, depois de um tempo ?
Execute as atividades descritas nas seções de 2 a 5 do Tutorial, para consolidar seu conhecimento sobre:
Desenvolva um programa Soar que não fique "preso" em posições que não contenham comida, que sejam capazes de executar jumps e que não fiquem "indo e voltando" caso tenham se movido para uma determinada direção (seções 6 a 8 do tutorial).
Utilizando a estrutura top-state descrita na seção 10 do tutorial, tente desenvolver um conjunto de regras Soar que sistematicamente busque por comida quando estiver cercado por células sem comida.
Alguns alunos estavam com problema na execução do Eaters.sh, que durante o carregamento de um agente, acabava capotando. Este problema não tem nada a ver com o programa Eaters.sh, mas é um bug no tema oxygen-gtk na hora de renderizar a interface gráfica do Eaters.sh. Aparentemente, há problemas nos parâmetros default do oxygen, que leva o programa a um crash, quando este tenta desenhar uma parte da tela. Para que o aplicativo rode normalmente, é necessário fazer a seguinte alteração, em um console:
cd rm .gtkrc-2.0 touch .gtkrc-2.0
Essa alteração é necessária, pois o simples apagamento do .gtkrc-2.0 (que instala o tema oxygen) resolve somente parcialmente o problema, pois após um novo login do usuário, o arquivo é reconstruído. Após essa alteração, o .gtkrc fica permanentemente vazio (o comando touch cria um arquivo com 0 bytes) e os aplicativos do Soar devem funcionar normalmente. Caso isso não aconteça, entre em contato com o professor.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer